terça-feira, 12 de agosto de 2014

Mestre, Doutor .........

Mestre, Doutor e acionista majoritário. 
Ser ou não ser

O governo emana do povo e por ele deverá ser exercido. Luis Inácio Lula da Silva entendeu e percebeu a necessidade do saber e do conhecimento, do povo brasileiro. Diante de dificuldades financeiras, falta de recursos para construir novas universidades, optou em alternativas com financiamento de cursos, crédito educativo e parcerias com faculdades particulares.

Hoje, o custo total de um curso superior somando-se mensalidade, deslocamento, alimentação e vestuário durante o seu decorrer são compatíveis com valores de franquias de grifes famosas, em diversos ramos: vestuário, alimentação, perfumaria e etc. Poupam o tempo gasto durante um curso superior e ainda fornecem aprendizado de empreendedorismo, logística, administração de recursos materiais e/ou humanos e o que mais for necessário a uma administração comercial podendo ainda, o investidor, ser um acionista majoritário da própria empresa.

As instituições particulares de ensino percebendo as dificuldades das instituições publicas estão esbanjando deficiências e carências, cobrando o que querem e oferecendo o que acham ser suficiente e necessário a uma formação universitária sem contudo fornecer conhecimento e informação. Cobram o capital financeiro e não socializam o capital intelectual. Não oferecem estrutura de bem estar e conforto. Alunos depois de formados ainda terão que empreender um curso de pós-graduação. Especialização, mestrado, doutorado e quiçá um pós-doutorado, seja no Brasil ou no exterior, um pós doc. Mestrado e doutorado não constituem uma certificação, não cabendo um certificado ao final e sim uma titulação, cabendo um título de mestre ou um título de doutor que só poderá ser concedido por outro mestre ou doutor, através de uma universidade ou outro estabelecimento de ensino superior autorizado, O termo PhD (Philosophiæ Doctor) atribuído nas universidades anglo-saxónicas.limita-se aos filósofos.

As empresas vêm sendo chamadas, denominadas de organizações. Tal como um organismo vivo, com órgãos e sistemas vitais, departamentos e seções, funcionando interdependentes, harmoniosamente. E sendo observadas deste modo podemos também fazer uma análise psicológica e fisiológica da empresa. Podemos utilizar o texto de Guimarães, Oliveira Souza e do Egito (2006), que entende como uma boa política, condicional e fundamental a motivação e comprometimento dos funcionários de uma empresa a conseguir uma certificação. O texto de Ferreira, Braga, Sousa Mata, Lemos e Maia, sobre repetição de gravidez na adolescência (2012), que nos leva a crer que uma empresa imatura, ainda na adolescência terá problemas e dificuldades na abertura de filiais, antes da maturação e maioridade de sua matriz.

A história se repete e o dilema de Shakespeare também, diante de uma decisão, Mestre, Doutor, ou acionista majoritário. To be, or not to be, that is the question

Publicado em 18/out/2012 no Jornal de Hoje - Natal/RN

Roberto Cardoso (Maracajá)
Ativista Cultural
Cientista Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário