sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Jardim de Jerimuns



 
 
Jardim de Jerimuns
 
Jardim de Jerimuns
PDF 481
 
 
Histórias e lendas de Jardim de Jerimuns, uma cidade construída com jotas, na jusante de um rio. Diz a lenda que um dia um grande rio passava por ali, um rio com muitos peixes, havendo inclusive piranhas, além de jaús, que colocavam em risco os banhistas e animais que o rio cruzavam, juntas, jegues e jumentos amarados com jutas. O tempo passou e o rio secou. A devastação florestal e a busca do vil metal, enterrado, alteraram o ambiente fazendo o rio secar.

O rio secou e a terra esturricou sobrando um solo rachado com alguma pouca umidade onde brotavam pés de jerimuns. Em um mar de folhagens cobrindo pastagens, onde pastavam jegues e jumentos, convivendo com as jiboias, que se ocultavam entre as jutas e folhagens.

Certa vez vaqueiros e boiadeiros precisaram transferir uma juntada de gado, uma boiada, sendo necessário atravessar o mar formado pelas folhagens de jerimuns. E ao tocar a juntada, também chamada de boiada, o gado afundou e se perdeu entre as folhagens enramadas dos jerimuns. Era preciso salvar a boiada. E na tentativa de encontrar a boiada, vaqueiros entraram com facões para desmatar a folhagem descobrindo enormes jerimuns. Quanto mais desmatavam, menos descobriam o gado, só encontravam jerimuns-açu, os enormes jerimuns, muitos maiores que o gado. Eram os denominados de jerimum-açu.

Desesperados rezaram e juraram para inúmeras imagens para não perder a junta e a juntada, não perder a boiada. Rezaram para Nossa Senhora dos Aflitos, que ajudou encontrar o gado perdido entre os jerimuns-açu. Como promessa feita, ergueriam junto a folhagem, uma cidade. E junto da folhagem foi erguida uma nova cidade, com influência judaica, a margem do rio de folhagem Jerimum-Açu. E para dirigir a cidade construída em homenagem, elegeram duas mulheres que conheciam outras cidades, eram chamadas de Jane e Jenille. Juntas, as duas mulheres implantaram escolas na nova cidade, perto de Jucurutu e outra cidade jardim. Estudaram com José Eduardo, e juraram de pés e mãos juntas, em nome de Jesus, que com conhecimento e dedicação ensinariam a lição. Jane e Jenille juntavam-se em tríade com Jardia que formava outra tríade, na outra cidade. A cidade de três reis magos que formavam outra tríade. Uma sequência de tríades.

Um dia na data da cidade, chegou a tríade da outra cidade, para lançar suas ideias, juntas em letras impressas. Jardia, Johanan e Jmaior, seguiram de Jeep pela estrada de Jeremoabo com sombras de Juazeiros, e depois pela trilha do Jequi, para chegar na cidade de Jardim de Jerimuns. Era o dia da festa de Nossa Senhora dos Aflitos, padroeira da cidade Jardim de Jerimuns. Lançaram o livro na casa da justiça, evento coordenado por Jussiara e Jadinho. Festejaram na casa de Jojoba com Janaina. E juntos sentaram na jardineira do jardim da cidade, o Jurassic Park, para tomar licor de jenipapo, comemorar o lançamento e ouvir cações da amiga Juá. Jane formada em letras com conhecimento de informática, e da língua inglesa, criou um site para cidade, o Jerimum Valley traduzido por Vale do Jerimum. http://valedojerimum.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário