segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Nobel abrindo o carnaval em Natal (grupo B)


Nobel abrindo o carnaval em Natal (grupo B)

 


PDF 572


O bloco da Urbana como sempre, é o último a desfilar. Nas festas das praças e ruas, um bloco de garis, desfila com suas vassouras e carrinhos, recolhendo o lixo, e a sujeira deixada nos logradouros públicos, onde aconteçam desfiles. E segue na avenida contabilizando os estragos no equipamento público. O resultado de um grande evento é imprevisível. O descartável desfila nas ruas, com copos, latas e garrafas. Canudinhos e cascas de coco. Embalagens e sacos plásticos. Carros em velocidade, deslocam o lixo para o bueiro. É preciso que a equipe de limpeza chegue primeiro.

Não há como agradar a gregos e troianos, mas devem aprender a conviver em um mesmo espaço. A cidade fica sucateada, entulhada de lixo, com algumas metralhas. E aja limpeza pública e urbana, com o risco de entrar o trio Furdunço com: Zica, Dengue e Chikunkunya, o trio da moda com um balanço bem gostosinho, tal como refresco de fumo.

Na ética parlamentar, utilizada em Quintas Literárias, o representante da Urbana, teve a palavra depois do prefeito. O maior escalão municipal administrativo, de autoridade presente. E com a sua saída emergencial para cumprir um outro compromisso, a palavra foi franqueada aquele que também faz suas próprias escritas, quem sabe uma literatura urbana, com poesia marginal. Na ausência do secretário e do prefeito, surgiu espaço para os que fazem a coleta urbana. Aqueles que estão sempre a limpar o que foi sujo, transformando a cidade em algo habitável, ainda que insuficiente. Reza o conhecimento básico, que saúde começa com saneamento básico, agua potável e limpeza. Nas ruas, os resultados de uma cultura do povo; e o trabalho de seus educadores e administradores.

O prefeito tem a academia literária nas veias. É descendente de jornalista e ocupante de uma das cadeiras. Já foi citado em texto, suas presenças e passagens em momentos e espaços que não terminavam em pizza, ainda que agora possam terminar em confete e serpentina. Com veio literário e poético, o representante da Urbana fez simbolicamente um acordo de cavalheiros. As portas abertas para recolhimento de ideias, que possam ser recicladas ou aproveitadas. Estratégias de quem trabalha com limpeza pública: orientação, educação e coleta, dando destinos diversos a uma diversidade de resíduos. A reciclagem de lixo e ideias. O modelo de cidade sustentável. Mostrou uma experiência com o povo, citando estratégias de formação de cidadãos, com usos de espaços, destino e separação do lixo.

Ambos presentes deixaram as portas abertas, de empresa pública ou prefeitura. Um que ocupa o topo da pirâmide, da administração municipal, e outro que vem atrás recolhendo os detritos na base da pirâmide administrativa. Como o secretariado não esteve presente, caberá aos presentes, fazes as estratégias e o meio da pirâmide. Entre o velho e o novo, entre o passado e o futuro, construindo um presente. Um grupo especial estava presente.



Em 01/02/2016

Entre Natal/RN e Parnamirim/RN



Texto disponível em:




Textos relacionados:

(*) O uso da cultura como estratégia de segurança de uma cidade







Nobel abrindo o carnaval em Natal (grupo A)
PDF 571

Texto disponível em:

http://umabodegapotiguar.blogspot.com.br/2016/01/nobel-abrindo-o-carnaval-em-natal-grupo.html



por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq

Plataforma Lattes
Produção Cultural





Outros textos:

Branded contents






http://jornaldehoje.com.br/search/roberto+cardoso




Maracajá

Nenhum comentário:

Postar um comentário